Se você acha que sua vida é miserável, leia esta história inspiradora sobre a Garota Basquete!

Uma garota chinesa chamou a atenção de muita gente quando foi fotografada vestindo uma bola de basquete cortada ao meio no lugar de suas pernas no ano 2000. Quian Hongyan na época tinha 4 anos e perdeu suas pernas após ser atropelada por um caminhão em alta velocidade em uma avenida movimentada na cidade de Zuangshan, China. Nascida em uma família humilde e morando na área rural no sudoeste da província Yunnan, isso dificultava a chegada do tratamento com próteses de pernas, o que fez a família improvisar colocando meia bola de basquete no tronco da menina.
garotab1

Com o tempo ela aprendeu a caminhar com seus braços e usando pedaços de madeira nas mãos, como se fossem seus “sapatos”.
garotab2

Quando sua foto viralizou nas redes sociais no ano de 2005, o apelido Garota Basquete (Bakketball Girl) que foi criado por moradores locais, ficou popular.
garotab3

Sua história comoveu muita gente na China, cidadãos da internet e a imprensa, possibilitando que ela ganhasse um par de pernas artificiais do instituto China Rehabilitation Reserach Center em Beijin, que cuidaria do caso da pequena Quian durante mais de 20 anos.
garotab4

Quian recebeu um par maior de pernas para quando ela crescesse, porém, essa foi a última fase de seu tratamento, pois a família era muito pobre e não conseguia mais levar o tratamento adiante. Contudo, a perseverança da garota não foi aniquilada e na próxima oportunidade de uma vida melhor ela iria se agarrar novamente.
garotab5

Quian entrou no clube de natação local fundada pela Yunnan Provincial Federation of the Disabled, a primeira do país para pessoas com deficiência.
garotab6

A garota sentiu muita dificuldade no começo, foi o que declarou para o China Daily em 2011: “Eu tive que me doar muito mais do que outras crianças quando eu aprendi a nadar. Parecia que não havia nenhuma maneira que eu poderia flutuar na água. Eu estava chocada!

garotab7
Mostrando uma determinação fora do comum, em pouco tempo se tornou uma atleta admirável e de sucesso. Ela treina cerca de quatro horas por dia e sonha representar seu país nas Para Olimpíadas algum dia.

garotab8
Quando Quin fez 18 anos voltou ao instituto China Rehabilitation Reserach Center e ganhou um par de pernas adultas.

garotab9
Atualmente ela é uma celebridade na China e tem ocupado muitas manchetes na imprensa, inspirando milhares de pessoas com sua história e mostrando que dedicação e força de vontade podem mudar a vida de todo mundo!

garotab10
Seu treinador, Li Ke-quiang, deu uma entrevista a BBC em 2008 e declarou: “Antigamente pessoas deficientes eram desprezadas. Achavam que eram mendigos pedindo apenas por dinheiro. Mas agora, eles enxergam pessoas com deficiência como nadadores como ela, eles enxergam o quanto é difícil para eles caminhar sozinhos. E isso já é um começo.

Via: Best of Web, do original Were Blog.

Conte-nos o que você achou dessa matéria

comentários